sábado, 8 de outubro de 2016

Pokemón Go na educação




Pokemón Go nas escolas!!!

    Professor de Geografia de turmas do 3º ano do ensino fundamental de São Paulo utiliza o game Pokemón Go para contribuir com compreensão de seus alunos em relação a mapas das ruas e orientá-los quanto às localidades. Ele afirma usar sempre a tecnologia para a facilitação do aprendizado, como foi visto em sua fala: "Uso o game a meu favor na educação, já que eles gostam de novidades, ficam entretidos e ainda aprendem. Antes de sairmos às ruas dei dicas e orientações de cuidados para jogarem".
    Portanto, um método descontraído de aprender, nos mostrando o quão a educação pode ser diversificada e aperfeiçoada constantemente.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Software livre no Brasil

    O Software é tido como um programa de computador, uma sequenciação de instruções que permite o funcionamento do hardware (a máqunina) e realização de inúmeros processamentos. Junto a ele quatro liberdades básicas são garantidas ao usuário: 

* Liberdade de executar o programa para qualquer intuito; 
* Liberdade de estudar o funcionamento do programa, adaptando-o às necessidades do usuário; 
* Liberdade de redistribuir cópias; 
* Liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar tais aperfeiçoamentos. 

  No Brasil, nota-se a forte tendência de privilegiar o uso de software livre pelos entes da Administração Pública, na maioria das vezes pelo incentivo ao desenvolvimento da indústria informática local e pela suposta economia com a redução no pagamento de royalties pela licença de uso. Sua relação com a educação ainda está em desenvolvimento, necessitando de uma maior disseminação de informações sobre as propriedades e benefícios que essa nova tecnologia irá trazer para as escolas, sobre as motivações que para inserir esse meio digital, uma melhor formação dos professores para que se sintam seguros durante a interação nesse novo contexto digital.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cibercultura e atualidades

A Cibercultura trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002). Como já sabemos, vivemos em uma sociedade tecnologicamente atualizada, produtos com altos níveis de tecnologia, disseminação rápida de informações e, principalmente, evolução no meio de comunicação. Como toda transformação promove grande impacto, com a cibercultura não foi diferente, proporcionou o conhecimento de novas culturas através da internet , diminuiu a distância entre as pessoas através dos emails, disseminando informações a todo instante, influenciou na criação de produtos de benefício humano, dentre outros. Porém, com tantas influências digitais, as pessoas estão mais conectadas ao mundo virtual e menos conectado à vida, o que acaba por tornar o cotidiano menos socializado.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Educação nos Blogs

A partir de discussões, a atualização dos profissionais da área da educação em relação às tenologias, proporcionou boas expectativas para o desenvolvimento educacional dos alunos. Professores utilizando recursos como: internet, especificamente, Blogs gerou maiores interações dos alunos com as matérias estudadas. O compartilhamento das informações no Blog pelos professores, objetiva uma maior interação dos alunos, já que redes sociais são um dos meios mais cobiçados pelos jovens de hoje, proporcionando a eles a possibilidade de refletir e expressar-se sobre os temas. Como diz a passagem do texto: "A escrita enquanto processo possibilita um repensar do objeto da escrita e a provocação das idéias em um ato de articulação de idéias, formulação de questões e respostas, buscando a sistematização da ordem mental para uma forma “compreensível” aos olhos dos outros, questionando-se sobre os principais problemas, a forma como os temas se relacionam e o que pensamos sobre eles." (texto:Reflexão entre professores em blogs: passos para novas educações).

Globalizando e Multiculturalizando

"Hoje com a globalização, podemos observar que, por causa das profundas transformações tecnológicas e econômicas, as distâncias se tornam cada vez menores e aproximam diferentes culturas que antes eram esquecidas. Esta circunstância se refere ao multiculturalismo de modo que apresenta muitas variantes culturais de povos com histórias diferentes, mas também por um tipo de homogeneidade que acontece gradualmente embora de forma constante. Sem dúvida, este tipo de processo se aprofundará no futuro."



quinta-feira, 28 de julho de 2016

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Educação Diferenciada





     "Os jogos permitem algo que é muito difícil de conciliar nas salas de aula de hoje, a multidisciplinaridade. Um mesmo game pode passar da história para a geografia, para a literatura, para a matemática"
     "Os estudantes demandam um ambiente de aprendizado em que eles possam ser mais autônomos, protagonistas. Os jogos permitem ao aluno progredir aos poucos, à sua maneira. Mas, acima de tudo, os games podem estimular o interesse por disciplinas que seriam muito chatas de assimilar numa lousa, por meio de um monólogo do professor."
    Com base nessas ideias, atualmente foi feito um Projeto do Comunidades Virtuais, uma plataforma desenvolvida para ajudar professores no ensino de alunos com necessidades especiais e déficit de atenção, chamada de Gamebook, que trabalha com conteúdo multimídia, como jogos, vídeos e audiolivros. Uma forma de aprender se divertindo!

domingo, 17 de julho de 2016

Cordel Mundial

    

    O Cordel é um tipo de poesia popular feita em folhetos/livros pequenos, acompanhados ou não de desenhos e xilogravuras. No Brasil, teve seu início a partir da vinda dos portugueses, encontradas principalmente na região Nordeste, onde teve seu maior desenvolvimento. A maioria dos cordéis são compostos de rimas que contam histórias de vida reais, lendas,  mitos, dentre outros demais temas que que  são recitadas tanto como leitura, quanto em forma de canto, tornando a poesia mais divertida! Hoje em dia, com o grande desenvolvimento da tecnologia, os cordéis também são divulgados através da internet, redes sociais, com o intuito de estar acessível para todas as pessoas e obtendo uma maior repercussão nas diversas localidades.

    Abaixo, um pequeno cordel de Leandro Gomes de Barros, um dos iniciantes da literatura do Cordel e que abriu portas para outros autores:

A cabeça um tanto grande e bem redonda,
O nariz, afilado, um pouco grosso;
As orelhas não são muito pequenas,
Beiço fino e não tem quase pescoço.


Tem a fala um pouco fina, voz sem som,
De cor branca e altura regular,
Pouca barba, bigode fino e louro.
Cambaleia um tanto quanto ao andar.


Olhos grandes, bem azuis, da cor do mar;
Corpo mole, mas não é tipo esquisito,
Têm pessoas que o acham muito feio,
Sua mãe, quando o viu, achou bonito!