quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cibercultura e atualidades

A Cibercultura trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002). Como já sabemos, vivemos em uma sociedade tecnologicamente atualizada, produtos com altos níveis de tecnologia, disseminação rápida de informações e, principalmente, evolução no meio de comunicação. Como toda transformação promove grande impacto, com a cibercultura não foi diferente, proporcionou o conhecimento de novas culturas através da internet , diminuiu a distância entre as pessoas através dos emails, disseminando informações a todo instante, influenciou na criação de produtos de benefício humano, dentre outros. Porém, com tantas influências digitais, as pessoas estão mais conectadas ao mundo virtual e menos conectado à vida, o que acaba por tornar o cotidiano menos socializado.

3 comentários:

  1. Levy, no seu livro cibercultura, fala de não usar a palavra impacto sobre os efeitos da tecnologia e sua implicação com a sociedade, principalmente porque impacto refere-se a resultados de forças externas, o cenário atual não é resultado de forças externas, senão e a mostra explícita de movimentações sociais possibilitadas com maior força pelas TIC. Em outro tema, na verdade há pessoas que estão tempo demais nos aparelhos, mas, a maioria de pessoas moram em vinculações off-line e on-line, complementarias e complexas, que fazem a vida atual.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Gabriel. Temos que ter muito cuidado ao utilizarmos alguns conceitos, entre eles o de impacto. Outra expressão refere-se a novas tecnologias, já que tudo torna-se obsoleto tão rapidamente, é preferível utilizar tecnologias digitais.Quanto à afirmação "Porém, com tantas influências digitais, as pessoas estão mais conectadas ao mundo virtual e menos conectado à vida, o que acaba por tornar o cotidiano menos socializado" não é verdade, pois o próprio Lemos indica em suas pesquisas, que a comunicação digital fez com que as pessoas, inclusive viajassem mais, marcassem encontros presenciais, etc, veja organização de manifestações nas ruas, revolta do buzu, etc. A tecnologia não causa isolamento, isso é uma falácia. Sigamos

    ResponderExcluir
  3. De fato, a questão da internet afastar as pessoas me soa um tanto extremista. É claro que as relações sociais estão acontecendo mais no meio virtual, por exemplo, hoje em dia temos aplicativos de relacionamentos cada vez mais sofisticados, mas como a profªa já pontuou, as interações acontecem perfeitamente. Facilitando inclusive, para as pessoas que são mais introspectivas e tímidas, que tinham dificuldade de socialização.

    ResponderExcluir