Oi Brenda, gostaria de fazer alguns perguntas e expressar as provocações que o vídeo que você coloca causou em mim: 1. O vídeo coloca a globalização como algo novo, na verdade este não é o primeiro processo de globalização da humanidade, já passamos por alguns, por exemplo outro "fenômeno (...) de integração ou partilha de informações, de culturas e mercados" foi a globalização alimentícia, quando a batata chegou para Europa e ou trigo chego para América, outros processos globalizadores foram a criação da imprenta ou a internacionalização das transações monetárias, uma das principais caraterísticas do atual processo de globalização e o forte relacionamento de global com as localidades, o que alguns autores chamam de glocalidade, e importante compreender que muitos processos globalizadores já existiram para ter uma melhor cercania ao processo atual. 2. No vídeo se fala da perdida de empregos pela entrada das tecnologias, infelizmente não concordo, acho que ocorreu uma troca nas necessidades profissionais da sociedade, já não precisamos de muita mano de obra, mais precisamos de engenheiros, desenhadores gráficos, programadores, na verdade a industria da tecnologia movimenta um maior campo na economia que o petróleo ou seja é uma importante fonte de emprego. 3. O celular e provocado pela globalização, o a globalização foi potenciada pelo celular?? mais importante: e a sociedade quem implica a tecnologia ou é a tecnologia quem implica na sociedade?? você que acha??
Outro ponto que gostaria de salientar é em relação à essa afirmação que você faz após o vídeo. Na realidade a Castells vai mostrar, através dos resultados de pesquisas realizadas ao redor do mundo, que a rede conecta o local com o global. Não há uma desvinculação, uma desconexão muito pelo contrário, há possibilidades de fortalecimento dessas realidades que você menciona.
Oi Brenda, gostaria de fazer alguns perguntas e expressar as provocações que o vídeo que você coloca causou em mim:
ResponderExcluir1. O vídeo coloca a globalização como algo novo, na verdade este não é o primeiro processo de globalização da humanidade, já passamos por alguns, por exemplo outro "fenômeno (...) de integração ou partilha de informações, de culturas e mercados" foi a globalização alimentícia, quando a batata chegou para Europa e ou trigo chego para América, outros processos globalizadores foram a criação da imprenta ou a internacionalização das transações monetárias, uma das principais caraterísticas do atual processo de globalização e o forte relacionamento de global com as localidades, o que alguns autores chamam de glocalidade, e importante compreender que muitos processos globalizadores já existiram para ter uma melhor cercania ao processo atual.
2. No vídeo se fala da perdida de empregos pela entrada das tecnologias, infelizmente não concordo, acho que ocorreu uma troca nas necessidades profissionais da sociedade, já não precisamos de muita mano de obra, mais precisamos de engenheiros, desenhadores gráficos, programadores, na verdade a industria da tecnologia movimenta um maior campo na economia que o petróleo ou seja é uma importante fonte de emprego.
3. O celular e provocado pela globalização, o a globalização foi potenciada pelo celular?? mais importante: e a sociedade quem implica a tecnologia ou é a tecnologia quem implica na sociedade?? você que acha??
Outro ponto que gostaria de salientar é em relação à essa afirmação que você faz após o vídeo. Na realidade a Castells vai mostrar, através dos resultados de pesquisas realizadas ao redor do mundo, que a rede conecta o local com o global. Não há uma desvinculação, uma desconexão muito pelo contrário, há possibilidades de fortalecimento dessas realidades que você menciona.
ResponderExcluir